top of page

Juntos pela Valorização da Vida

  • Foto do escritor: Marketing Cosmociência
    Marketing Cosmociência
  • 24 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura


Setembro chegou e traz consigo uma importante campanha: o Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. É o momento de nos unirmos como equipe, demonstrando empatia, apoio e cuidado uns pelos outros. Afinal, nosso bem-estar mental é fundamental não apenas para nossa vida profissional, mas também para nossa jornada pessoal.


O Que é o Setembro Amarelo?

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.


Foto: Google

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo®. E, desde 2014, a ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha.


O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. O Setembro Amarelo é uma campanha de âmbito global que busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio e da promoção da saúde mental. No mundo, durante este mês, são realizadas diversas atividades e ações para disseminar informações, combater o estigma em torno do tema e incentivar a busca por ajuda.


O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.


Como Podemos Participar?

  • Conhecimento é Poder

A informação é uma ferramenta poderosa. Quanto mais compreendemos o assunto, melhor estamos preparados para oferecer apoio.


  • Escuta Ativa

Um simples gesto de ouvir alguém pode fazer toda a diferença. Esteja disposto a escutar sem julgamentos e ofereça seu apoio quando necessário.


  • Promova o Diálogo

Incentive conversas abertas sobre saúde mental. Uma cultura que valoriza o bem-estar emocional é fundamental para que todos se sintam à vontade para falar sobre suas lutas e buscar ajuda quando precisarem.


  • Compartilhe Recursos

Divulgue os recursos disponíveis para aqueles que estejam enfrentando dificuldades emocionais. Isso pode incluir linhas de apoio, terapeutas, grupos de apoio e aplicativos de saúde mental.



Lembrem-se de que cuidar de nossa saúde mental é um ato de coragem, e pedir ajuda é sinal de força, não de fraqueza. Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, saiba que existem recursos e pessoas dispostas a oferecer suporte. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. A vida sempre vai ser a melhor escolha.


Encontre ajuda

Centro de Valorização da Vida - CVV

Disponível 24 horas por telefone

Chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.

Saiba mais: 188


 
 
bottom of page