top of page

Setembro, 2023


 

O dia 4 de setembro foi estabelecido para celebrar o Dia Mundial da Saúde Sexual. A proposta surgiu para promover uma maior consciência social sobre a saúde sexual ao redor do mundo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se por Saúde Sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, não se tratando apenas da ausência de doença ou disfunção. A saúde sexual requer assim uma abordagem positiva da sexualidade e das relações sexuais, permitindo obter prazer ao mesmo tempo que se vive uma experiência sexual segura e livre de discriminação.

 

No dia 5 de setembro, é comemorado o dia da Amazônia, um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta e, sem dúvidas, uma das maiores riquezas da humanidade. Esse bioma, que possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.


O dia da Amazônia surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse bioma, e a data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

 

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Veja mais sobre "07 de setembro – Dia da Independência do Brasil" em:

 

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo!


O suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas.


A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.


Saiba mais no site do Ministério da Saúde:

 

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.


A sepse mata 11 milhões de pessoas todos os anos, afetando, desproporcionalmente, crianças pequenas e outras populações vulneráveis ​​em países de baixa renda. No Brasil, estimam-se que aconteçam 400.000 casos entre adultos e 42.000 entre crianças por ano, dos quais 240 mil adultos e 8.000 crianças infelizmente falecem.


A pandemia de COVID-19 exacerbou o problema por meio da sepse viral e ressaltou a importância vital da prevenção e do controle de infecções, vacinação e outros cuidados para evitar a propagação de doenças e combater a ameaça da resistência antimicrobiana.


Toda a população deve ter conhecimento dos sinais de alerta: aqueles que sugerem que uma infecção está se tornando grave e que é necessário buscar ajuda num serviço de saúde.


Saiba mais: https://bvsms.saude.gov.br/13-9-dia-mundial-da-sepse-3/#:~:text=O%20Dia%20Mundial%20da%20Sepse,todas%20as%20partes%20do%20mundo.

 

A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.


 

O dia 20 de setembro é a data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Engenheiro Químico. Esses profissionais têm a função de trabalhar nas indústrias químicas, desenvolvendo produtos e processos químicos que podem ser usados em escala industrial.

 
 

O dia 23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse, ação que visa discutir seus efeitos, manifestações, formas de enfrentamento e prevenção.


A palavra estresse origina-se da inglesa, stress, que significa pressão, tensão. Define-se o estresse como uma série de respostas do organismo diante de uma situação de ameaça ou de um dano ao seu bem-estar.


O estresse é considerado um dos principais problemas de saúde dos nossos tempos e seu estudo constitui um vasto campo multidisciplinar de pesquisas que evidenciaram a profunda relação entre os fatores sociais e a saúde das pessoas. A vivência de situações de estresse intensas sem uma rede afetiva de suporte, principalmente nos primeiros anos, associa-se com prejuízos na saúde global dos indivíduos por toda a vida.


 

Em 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. E esse dia é um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda.


A linguagem de sinais (libras) é um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos, mas não se resume a uma cartilha com alfabeto manual. Ela tem gramática própria e estrutura linguística composta por aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos. Nessa língua existem sinais para quase todas as palavras conhecidas e para a execução dos sinais usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.


No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinou o apoio à sua difusão e uso pelo poder público.


Conheça alguns cursos online e gratuitos de língua de sinais:


Dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, data que relembra, a toda a sociedade, a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.


E por que azul? O azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial. No período, todas as pessoas com deficiência – entre essas, os surdos - eram identificadas, pelos nazistas, com uma faixa azul no braço. Essas pessoas, então, eram então encaminhadas à execução. Em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), inaugurando a simbologia do movimento.

 

Em 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, inspirados pelo exemplo da Argentina, que em 23/09/1913, promulgou a Lei Palácios, criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

 

O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia. A data tem como objetivo promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

Mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem doenças.

 

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.


A data, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto


Saiba mais em:

 

Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é essencial em um mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado lentamente desde 2014, e toneladas de alimentos comestíveis são perdidos e/ou desperdiçados todos os dias. Globalmente, cerca de 14% dos alimentos se perdem entre a colheita e a venda – no caso de frutas e vegetais perde-se mais de 20%. Com a pandemia da COVID-19, a insegurança alimentar tornou-se ainda maior, em todos os países. Mais do que nunca, todos precisam repensar formas mais sustentáveis de produção, consumo e descarte de alimentos.


A Assembleia Geral da ONU, em 19 de dezembro de 2019, designou 29 de setembro como o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (A/RES/74/209). Na resolução, reconheceu que a observância do Dia Internacional contribuiria significativamente para aumentar a consciência da importância do problema e de suas possíveis soluções em todos os níveis.


Vamos juntos evitar o desperdício.

 

102%

Parabéns time pelo esforço e trabalho em equipe.

Meta + Desafios concluídos com sucesso.

Vamos comemorar!

O expediente encerrará às 16:00

A festa será de 16:30 às 21:30

Rua Patagônia, 81, Penha

Todos a caráter


Vamos juntos para mais um mês cheio de oportunidades.

 

O final do ano está chegando e aqui a gente gosta é de um desafio, não é?

Por isso, nos meses setembro, outubro, novembro, dezembro, a meta será diferente!

A cada mês, um desafio e em cada conquista: UM PRÊMIO!


COMO ASSIM?

Vamos começar com SETEMBRO.

O desafio vai ser DESBLOQUEAR A FESTA NO SÍTIO!

Meta batida = festa garantida


Extras: Avaliação do RH + Engajamento nas redes sociais

Fiquem de olho no cosmonews e nos comunicados no grupo!

 
 

14/09 | Lucas Max - 3 anos

 

09/09 | Lucas Soares

22/09 | Tiago

27/09 | Ana Luiza


98 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Junho, 2023

Comentarios


bottom of page