top of page

A importância de manter-se fisicamente ativo

Atualizado: 27 de jun. de 2023


Especialista: Bruno Santos – Professor de Educação Física 1. Pode nos falar um pouco sobre a gravidade da popular doença do século, o Sedentarismo? Sedentarismo é a falta ou ausência de qualquer tipo de atividade física, essa falta de disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, tem influência direta na saúde e bem-estar da pessoa, já que aumenta o risco de inúmeras doenças. 2. Uma pessoa sedentária pode ser mais prejudicada, caso seja contaminada pelo COVID-19? O sedentarismo é um fator de risco para o agravamento da Covid-19. Isso porque a doença ataca o sistema respiratório e cardiovascular, que são bem mais frágeis em pessoas sedentárias e obesas. 3. Como manter uma rotina de exercícios físicos em meio a uma pandemia? A nossa vida é feita de escolhas, 30 min no celular passa bem rápido, 30 min de exercícios para alguns é um tormento. Precisamos mudar essa ideia, assim como é fundamental nesse momento usar álcool em gel, máscara e afins. A prática de atividade física é fundamental para aumentar a imunidade, bem-estar e controle do peso corporal. 4. Trabalhar remotamente, estudar através de vídeo aulas, cuidar da família e do lar, são tarefas que tomam quase todo nosso tempo. Há a possibilidade de ser ativo com apenas alguns minutos diários dedicados aos exercícios? Quanto tempo é o ideal? De acordo com a OMS recomenda que os adultos façam atividade física moderada de 75 a 150 min, quando não houver contraindicação. Porém como nem todo mundo dispõe desse tempo, 30 min à 45 min diários, já são suficientes para manter o corpo ativo. Extremamente importante que haja uma constância nas atividades. 5. Há alguma maneira de praticar exercícios com toda a família? Com crianças ou pets, por exemplo. Fit dance é uma ótima opção para fazer com toda família. Existem videogames que possuem controle de movimento, que divertem e ao menos tempo ajudam na perda de peso. 6. O tipo de alimentação pode ser relacionada ou influencia a nossa disposição física e resistência, à prática de exercícios? Uma alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. Nesse período de pandemia é extremamente importante uma boa alimentação, uma constância nas atividades físicas, para manter um sistema imunológico forte. 7. A Era Digital trouxe ferramentas que tornam as nossas vidas mais fáceis, de várias maneiras, inclusive na hora da busca por um estilo de vida mais saudável. Você poderia nos indicar aplicativos, canais do Youtube ou perfis do Instagram que auxiliem as pessoas que buscam por uma rotina de exercícios físicos?


Com as academias fechadas e sem poder sair, a única saída para manter a saúde física e cuidar do corpo é fazer exercícios em casa. Algumas dicas de páginas no YouTube:

· Exercício em Casa

· Queima diária

· Xtreme 21

Extremamente importante! Só pode ser ministrado por um profissional de Educação Física com Cref, somente esses profissionais estão aptos a prescrever exercícios.

187 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Abril, 2024

bottom of page